terça-feira, 31 de julho de 2007

"O Mundo de Sofia", Jostein Gaarder



Esse é um ótimo, excelente livro, do tipo que todo estudante de ensino fundamental (ou médio) devia ser obrigado a ler. Não sei se interessa a vocês, mas conheci o livro "O Mundo de Sofia" quando estava na sétima série, e alguém me disse que este livro era recomendado (ou obrigatório, não lembro) nas universidades. Bom, como era aquela aluna “caxias” que todo professor sonha em ter (hauhua), li o livro, e simplesmente, me apaixonei... Justamente a proposta do autor (professor de filosofia) foi na época, escrever algo que fizesse seus alunos e demais, aprenderem filosofia, e gostarem (coisa, como vocês sabem super difícil de fazer), de um modo simples, divertido ... O autor utiliza-se da personagem Sofia Amudsen, que recebe lições de filosofia através de cartas de um “amigo” misterioso. A personagem é uma jovem de 15 anos (que poderia ser eu, você ... : O ) e isso torna o livro mais interessante ainda. As lições de filosofia que Sofia recebe, iniciam-se com aquelas perguntinhas filosóficas básicas: “Quem sou eu?”, “De onde eu vim?”, mas os capítulos vão se elaborando e ao final você percebe que percorreu mais de mil anos do pensamento da história da humanidade, passando por pensadores interessantíssimos: de Sócrates a Kant, de Nietzche a Freud. E a estória de ficção continua interessante, até o “grand finale” (que eu lógico, não vou revelar, você vai ter que ler, lol). Concluindo, não podia deixar de mencionar que a escolha do nome da personagem não podia ter sido mais inspiradora, afinal, “Sofia” vem do grego “Sophia”, ou “sabedoria”.

Bjinhus

& ; )

2 comentários:

Unknown disse...

Só pq derrepente eu tenha que o ler para filosofia... Mas assim fica melhor, tu faz o trabalho por mim ;D heuehueheue... e esse negocio do sophia aprendi hj tb, essas alunas CDFs ;PPPPPP
Hihihiii....

Bjão amada!

Silent_Bob disse...

'...do tipo que todo estudante de ensino fundamental (ou médio) devia ser obrigado a ler.'




ninguem devia ser obrigado a nada...


>;P